Aqui você encontra tudo sobre cabelos e seus cuidados + dicas de receitinhas caseiras.

Sobre o Blogueiro

Sobre o Blogueiro
Sagitariano, pai de duas cadelinhas, apaixonado por cabelos e seus encantos, Pessoense, cabeleireiro e louco por arte.

Caixa De Busca Nao delete

Óleo de Mutamba e Jua será que realmente funciona?


O óleo de mutamba ajuda a acelerar 80% o tratamento de alisamento natural, quando unido a óleos alisadores, também ajuda a manter o alisamento químico e previne fututos danos causados por químicas. Além disso, substitui o monovin b12, polivin b12 e tônicos capilares para o acelerar o crescimento do cabelo, ou seja, usando este óleo você notará um crescimento capilar incrível, você não precisa se preocupar com o proporção a ser utilizada pois óleo de mutamba não causa queda capilar, pelo o contrário, este óleo previne a queda, quebra e a calvície. Também deixa o cabelo macio, hidratado.

O óleo de mutamba deixa a pele hidratada ao mesmo tempo que reduz a olesidade e a acne. É ótimo para ser usado na pele rachada.
O óleo de mutamba também tem seus benefícios para os cílios e as unhas, ele deixa os cílios com o crescimento mais acelerado. Já para as unhas, também acelera e muito o crescimento das mesmas.
Aprenda como usar o óleo de mutamba nos cabelos, pele, cílios e unhas :
Cabelos : Aplique o óleo no cabelo seco, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador. Você pode usar uma, duas ou três vezes na semana. Caso tenha usado e percebido que seu cabelo ressecou, é sinal que este óleo foi forte demais para seu cabelo, então adicione 20 ml de óleo de jasmim em cada 30 ml de óleo de mutamba e você notará que o problema foi resolvido.
Pele : Aplique o óleo na pele, deixe agir por 30 minutos e depois tome um banho. Você também poderá aplicar o óleo antes de dormir para tratar a sua pele enquanto você dorme, você verá a diferença. Você poderá usar este óleo todos os dias. Mas atenção, nenhum produto é indicado ser aplicado e se expor ao sol, em excessão a maquiagem, bloqueadores e protetores solares.
Cílios : Aplique o óleo de mutamba nos cílios com a ajuda de um pincel para cílios, aqueles de máscara para cílios, deixe o óleo agindo por 30 minutos e depois lave os cílios usando um demaquilante.
Unhas : Lave as unhas com um sabonete anti-séptico, aplique um pouco de óleo de mutamba e esfregue bem nas unhas para retirar o excesso, depois aplique uma base por cima e em seguida passe o esmalte, se quiser.

30 perguntas sobre cabelos


  • FAZ MAL PENTEAR O CABELO DURANTE O BANHO?
Se você usar um pente de dentes largos e fizer isso de forma delicada e após ter passado o condicionador, não tem problema.
  • SE EU DORMIR DE CABELO MOLHADO, ELE VAI CAIR?
Conheço várias tops que, depois de um dia de fotos, chegam em casa, lavam a cabeça e cama! E a cabeleira continua linda e forte.
  • USAR LEAVE-IN TODO DIA IMPEDE O CABELO DE RESPIRAR?
Não. O importante é lavar bem para remover os resíduos do produto.
  • CREMES DE HIDRATAÇÃO PARA USAR EM CASA FUNCIONAM?
E como! É só escolher uma marca boa e seguir as indicações descritas na embalagem.
  • POSSO USAR XAMPU ANTI-RESÍDUO TODOS OS DIAS?
Não. Se você usa muitos produtos diferentes (pomada, leave-in, gel, sérum), uma vez por semana é mais do que suficiente. Se tem tintura, deixe para passar quinzenalmente, pois ele acaba removendo os pigmentos de cor também.
  • VERDADE QUE DEVO TROCAR DE XAMPU DE VEZ EM QUANDO?
Se está feliz com o seu, não precisa. Mas minha experiência mostra que testar xampus traz benefícios. Você pode encontrar produtos que agem de forma diferente no seu cabelo: descobre um ótimo para dar volume aos fios, outro que os deixa mais lisos, um que segura a escova por mais tempo…
  • UM JATO DE AR FRIO APÓS A ESCOVA DIMINUI OS DANOS DO SECADOR?
Não. Usam esse truque nos salões para dar brilho. É que o ar nessa temperatura ajuda a fechar as escamas dos fios, deixando-os mais luminosos.
  • LAVAR A CABEÇA DIARIAMENTE ESTRAGA O CABELO?
O único problema é você acabar retirando a proteção natural dos fios. Se isso acontecer, eles podem ficar um pouco ressecados. Para evitar, basta usar menos xampu — e passar apenas uma vez.
  • COMO SABER SE MEU CABELO CAI MAIS QUE O NORMAL?
É natural perder de 100 a 150 fios por dia. Mas duvido que alguém consiga contar… Por isso, use o bom senso. Se perceber que a queda está aumentando, procure um dermatologista.
  • USAR O SECADOR TODO DIA ESTRAGA O CABELO?
Se você aplicar um produto termoativado antes, não.
  • VIVO DE CABELO PRESO. DANIFICA OS FIOS?
Depende. Os elásticos típicos de escritório podem quebrá-los — melhor prender com aqueles encapados ou com piranha. O mesmo acontece se você usa rabo-de-cavalo muito apertado.
  • XAMPU 2 EM 1 FUNCIONA?
Com tantas opções, para atender às particularidades de cada cabelo, não vejo por que investir nesse tipo de produto. Aliás, ele está até sumindo.
  • O QUE FAÇO PARA DOMAR OS CABELINHOS QUE ESTÃO CRESCENDO E FICAM ARREPIADOS?
Passe um pouco de creme defrisante nos fios úmidos antes de fazer a escova.
  • OUVI FALAR DE UM COMPRIMIDO QUE DEIXA O CABELO INCRÍVEL. VOCÊ CONHECE?
Na verdade, gosto de dois suplementos: o Viviscal, com sílica, e o Flaxseed Oil, à base de semente de linhaça e rico em ômegas 3, 6 e 9. Os dois ajudam a resgatar a força, a vitalidade e o brilho dos fios.
  • FAZ MAL ENROLAR O CABELO MOLHADO NA TOALHA?
Não. É preciso tomar cuidado com os fios, sim, sobretudo molhados (já que estão esticados ao máximo). Mas eles têm muita resistência, agüentam vários trancos…
  • DEVO ESPERAR UM MINUTO PARA O CONDICIONADOR AGIR?
Mas não precisa ser mais do que isso. A não ser que, na embalagem, se recomende.
  • COMO DIMINUIR O FRIZZ, PRINCIPALMENTE EM DIAS ÚMIDOS?
A chave do sucesso é usar um leave-in. Ele cria uma barreira nos fios, evitando que arrepiem com a umidade.
  • CABELO OLEOSO PRECISA DE HIDRATAÇÃO?
Sem dúvida. O que você pode fazer é passar os produtos hidratantes mais no comprimento dos fios, evitando a raiz.
  • SE EU PASSAR HORAS COM UM CREME DE HIDRATAÇÃO NO CABELO, TEREI UM RESULTADO MELHOR?
Não. Os produtos têm um tempo-limite de ação. Ultrapassá-lo é bobagem, porque os ativos não estarão mais atuando. Respeite a indicação da embalagem.
  • BANHO DE QUERATINA HIDRATA OU, EM EXCESSO, PODE DANIFICAR O CABELO?
Hidrata, sim, mas também pode prejudicar os fios, deixando-os duros. Recomendo intercalar tratamentos à base de queratina com outros que levam ativos emolientes, como óleo de amêndoas, macadâmia ou abacate.
  • HIDRATAÇÃO TÉRMICA É MAIS EFICAZ DO QUE A FEITA A FRIO?
Depende do produto. Os a frio podem ser bem eficazes, desde que você siga à risca as orientações da embalagem. Uma dica é usar xampu anti-resíduos antes de lambuzar o cabelo, pois ele abre as cutículas dos fios e ajuda na penetração do creme.
  • COMO CONVENCER O CABELEIREIRO A NÃO CORTAR TAAANTO?
Diga a ele: “Meu querido, prefiro que você corte só um pouquinho, e eu volte a sentar na sua cadeira daqui a uns 30 dias, do que voltar daqui só daqui 6 meses ou nunca.”
  • XAMPU PARA CABELO TINGIDO REALMENTE MANTÉM A COR POR MAIS TEMPO?
Sim. Além de menos agressivos, eles têm agentes que protegem o tom, fazendo-o durar mais. Ainda assim, recomendo passar xampu só na raiz — a espuma com água que escorre pelos fios é mais que suficiente para as pontas. E evite água muito quente: o calor e o vapor abrem a cutícula e favorecem o desbotamento.
  • AS MÁSCARAS DE AÇÃO RÁPIDA (TRÊS MINUTOS) SUBSTITUEM A HIDRATAÇÃO?
Se você intercalar com algum produto de ação mais longa, sim. Mesmo porque nem sempre dá para ficar esperando 20 minutos. É válido usar a expressa em uma semana e, na outra, a mais demorada.
  • QUAL CORTE ME FAZ PARECER MAIS MAGRA?
Os repicados levemente em volta do rosto. É tiro e queda para dar uma afinada.
  • PEGA MAL LEVAR FOTOS DE CORTES PARA O CABELEIREIRO?
De forma alguma. Mas leve apenas duas. Se aparecer no salão com várias opções, você e o profissional podem ficar confusos.
  • QUAL CORTE VALORIZA O ROSTO FINO?
Bem repicado, no melhor estilo Priscila Fantin e Kate Moss.
  • COMO SABER SE O CORTE FOI BOM?
Se facilitar seu dia-a-dia, seja depois de lavar, seja na hora de secar, foi bem realizado.
  • Tenho o cabelo liso, o que posso fazer para que ele fique lindo ao acordar?

Nos fios úmidos, aplique o equivalente a uma moeda de 1 real de creme defrisante , e seque rapidamente com o secador, usando uma escova grande. Faça um birote e prenda com um grampinho. Solte ao acordar.
  • COMO FAÇO PARA DAR VOLUME AOS FIOS?
Uma forma de manter os fios lisos com balanço e encorpados é passar musse de volume no cabelo úmido e fazer uma escova rápida levantando a raiz. Enrole mechas largas em bobes de velcro e solte quando for sair.
  • QUAL PENTEADO FAZER QUANDO SURGE UMA FESTA OU EVENTO DE ÚLTIMA HORA?
Pegue um pouco de pomada, esfregue na palma das mãos para esquentá-la e aplique em todo o cabelo. Alise bem o topo e prenda os fios em um rabo-de-cavalo alto. Capriche nos brincos e na maquiagem.
  • CORTAR O CABELO REGULARMENTE O FAZ CRESCER MAIS RÁPIDO?
Pelo contrário. Para ele crescer, você precisa ficar uns seis meses sem cortá-lo. Nesse período, use bons xampus, condicionadores e máscaras para deixá-lo saudável.

Alimentos que previnem a Queda de Cabelo


A alimentação saudável é determinante para prevenir a queda de cabelos, pois uma dieta rica em legumes, frutas e verduras, como rúcula, cereja ou feijão, fortalecem a raiz do cabelo, diminuindo assim as suas chances de queda.
Porém, quando a queda de cabelo é muito acentuada é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. No entanto, uma alimentação adequada deve ser mantida para ajudar a complementar o tratamento médico.
Confira quais são os alimentos que previnem a queda de cabelo:
  • Alimentos ricos em vitamina A, como bife de fígado, gema do ovo, leite e seus derivados;
  • Alimentos ricos em vitamina B, como cereais, carnes magras e nozes;
  • Alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado e gérmen de trigo;
  • Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, rúcula e agrião;
  • Alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja e tofu;
  • Alimentos ricos em ferro, como uva passas, suco de cereja e couve.
Para prevenir e tratar a queda de cabelo é importante o consumo regular destes alimentos, pois eles complementam-se entre si conferindo resultados favoráveis em relação à queda de cabelo.

Cardápio para prevenir a queda de cabelo

Este cardápio é apenas uma exemplo de como fazer uma alimentação rica em alimentos que previnem a queda de cabelo.
Café da manhã - leite desnatado com cereais integrais e morangos.
Almoço - filé de frango grelhado com batata e couve cozida temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa laranja.
Lanche - vitamina de cereja com leite de soja e nozes
Jantar - ovo mexido com arroz integral e salada de tomate, cenoura e rúcula. Uma maçã para sobremesa.
Além de seguir um cardápio com alimentos que ajudam a prevenir a queda de cabelo também pode ajudar fazer uma suplementação alimentar com Pantogar ou Inneóv nutricare, por exemplo, que deve ser indicada pelo médico ou nutricionista.
E você esta esperando o que para evitar tudo isso ? ^^

Caspa e dermatite seborréica: como tratar



Livrar-se da caspa e da dermatite seborréica é bem mais simples do que parece


Livrar-se da caspa e da dermatite seborréica é bem mais simples do que parece. Você só precisa conhecer, saber como tratar e usar shampoos que garantam proteção e suavidade, produtos que realmente você confie. O que é a Caspa? É uma das manifestações leves da dermatite seborréica. A caspa pode ser identificada pela descamação do couro cabeludo, escamas brancas ou amarelas, coceira e vermelhidão. A caspa provoca uma série de inconvenientes, principalmente em relação à beleza dos cabelos. Estima-se que grande parte da população tenha problemas com caspa. Origem Nos adultos a afecção acomete homens e mulheres, com predomínio do sexo masculino na faixa etária entre 18 e 40 anos. Em recém-nascidos, costuma apresentar-se como "casquinhas" no couro cabeludo (crósteas lácteas). Regiões mais acometidas Face, couro cabeludo, orelhas, axilas e região mediana do tórax. Agente causador No nosso couro cabeludo, existe um número normal de fungos e bactérias que convivem bem sem causar problemas; são chamados de flora normal e podem ser encontrados em diversas regiões do corpo.

Dentre estes está o fungo pityrosporum ovale, que quando presente em grande quantidade causa caspa e dermatite seborréica. Várias causas contribuem para o aparecimento ou piora da caspa: clima, fadiga, transpiração, umidade, alterações hormonais, doenças graves, hereditariedade e estresse. Como tratar Um dos tratamentos mais utilizados da caspa e da dermatite seborréica são os shampoos medicamentosos que atuam na causa do problema, combatendo o fundo pityrosporum ovale. Normalmente a base de cetoconazol que também apresenta ação antiinflamatória, culminando em eliminar os sintomas de vermelhidão e coceira. Normalmente o tratamento é efetuado usando-se o shampoo para lavar o couro cabeludo duas vezes por semana. Após aplicação do shampoo com o massageamento do couro cabeludo (nunca utilizar unhas, mas as pontas dos dedos) em movimentos circulares, esperar cerca de 5 minutos para enxaguar. O tratamento pode durar cerca de 1 mês, mas em muitos casos a melhora já começa a ser observado na segunda semana, entre a 3ª e 4ª aplicação do shampoo) Tratamento de manutenção Independente do tratamento utilizado, podem ocorrer novas manifestações da caspa e dermatite seborréica. Isto significa que deve haver um tratamento de manutenção, ou seja, a utilização de pelo menos uma vez por semana do shampoo à base de cetoconazol. LEMBRE-SE, O MAIS IMPORTANTE É CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA. EVITE A AUTO-MEDICAÇÃO.
cuidado meus divos e divas ^^ o couro cabeludo é como qualquer outra parte do nosso corpo.

Hidratação para o cabelo de babosa


Hidratação para o cabelo de babosa

                                 

A receita da vovó para ter cabelos hidratados e brilhantes certamente envolvia babosa. A planta, que também é conhecida como aloe vera é um dos mais poderosos ingredientes para produtos que tratam os fios.Ricas em aminoácidos, minerais e vitaminas A, C, E e do complexo B, a babosa possui propriedades nutritivas e regenerativas.
Além dos benefícios para cabelos e pele, a planta também é conhecida pelas ações desintoxicantes, coagulantes e digestivas.

Receita de hidratação com babosa

Embora muitos produtos cosméticos contenham a babosa ou o aloe vera como ingrediente em suas formulas, é possível fazer uma hidratação capilar caseira usando a folha da planta.
Como a folha carrega um cheiro característico, é possível fazer a hidratação com babosa de duas formas: antes ou depois da lavagem.

Hidratação pré-lavagem

Ingredientes:

  • Polpa de ½ folha de babosa;
  • Creme de hidratação;

    Modo de fazer:

    hidratacao-cabelo-babosa-2.jpgCorte a folha de babosa ao meio e retire a parte verde externa. Amasse a polpa e coloque em um recipiente de plástico. Coloque a mesma medida de creme para hidratação e mexa. Aplique nos fios e deixe agindo coberto por uma touca plástica por 30 minutos. Lave normalmente.

    Hidratação pós-lavagem

    Ingredientes:

    • Polpa de 1 folha de babosa;
    • 100 ml de água filtrada;

    Modo de fazer:

    hidratacao-cabelo-babosa-1.jpgRetire a parte verde da folha com cuidado e, no liquidificador, bata a polpa com a água. Lave os cabelos normalmente e aplique a mistura com os fios ainda úmidos. Aguarde 20 minutos com touca térmica. Enxague com água corrente.

    É importante tomar cuidado ao manusear a planta já que a polpa é benéfica, porém, a casca pode ser nociva e manchar a pele. Tome cuidado e sempre enxague bem mãos e cabelos após o uso.
  • e ai meus amores ? gostaram se fizer conte o que achou abaixo ^^

Benefícios da babosa para o cabelo


Benefícios da babosa para o cabelo

Originária do norte de África, a aloe vera, popularmente conhecida no Brasil como “babosa”, é famosa por seus benefícios estéticos e fitoterápicos. Uma das formas mais utilizadas da folha é no tratamento do cabelo. Seja para hidratar, fortalecer ou evitar a queda dos fios, a babosa geralmente está presente em muitas receitas caseiras. A aloe vera tem propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural. De acordo com especialistas, a planta possui a capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos danificados. O uso da planta é ideal para quem está com os fios ressecados ou prejudicados devido à ação de tinturas e outros produtos químicos.
A babosa, segundo estudos, contém muitas proteínas importantes, assim como vitaminas, sais minerais e enzimas. No Brasil, existem vários produtos industrializados à base dessa substância, mas o que não faltam são receitas que podem ser feitas em casa. A seguir, mostramos algumas delas que utilizam os benefícios da babosa nos cuidados com o cabelo. São bem fáceis de fazer e o custo de algumas é quase zero.
                           Beneficios-da-babosa-para-o-cabelo-2.jpg

Para fortalecer os fios

Corte quatro folhas de babosa, retire a seiva com a ajuda de uma colher e passe nos fios já lavados. Massageie bem e deixe o gel natural agir por 15 minutos. Lave com água morna e repita o procedimento a cada 15 dias.

Xampu caseiro de babosa

Para fazer o xampu, são necessários os seguintes ingredientes: 60 ml de sabão de castela líquido e de gel de babosa, 5 ml de glicerina e 1 ml de óleo vegetal. Você também pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais no xampu, para dar fragrância. Misture tudo. Armazene o xampu em uma garrafa de plástico ou de vidro. A mistura pode ser usada diariamente. Só não se esqueça de agitar o frasco antes de usar para que os ingredientes não solidifiquem com o tempo.

Para queda de cabelo

Retire o gel de 2 folhas da planta, adicionando a ele 2 colheres de creme de queratina. Bata no liquidificador e aplique a máscara no cabelo, da raiz até as pontas, coloque uma touca térmica e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só lavar e enxugar. A aplicação pode ser feita a cada duas semanas.

Para cabelos secos 

Bata, em uma centrífuga, uma folha de babosa e 50 ml de água fervida. Passe a mistura no cabelo limpo, lavado com xampu neutro. Deixe que a mistura haja por uns 10 minutos e enxágue.
Você vai fazer alguns dos nossos '' experimentos '' citados acima ? me deixe um comentario :3

É quebra ou queda de cabelo?


É quebra ou queda de cabelo?


Descubra se a quebra e queda de cabelo estão relacionadas aos processos químicos e veja como resolver cada um desses problemas

                          É quebra ou queda de cabelo?

Nem sempre o uso de química é a causa de problemas capilares Existem dois problemas que costumam incomodar as mulheres apaixonadas por seus cabelos: a queda e a quebra. E muitas vezes, ambas são relacionadas ao uso de química nos fios. Mas engana-se quem pensa dessa forma.

Conheça melhor as causas e descubra a melhor forma de tratar esses vilões da beleza feminina.

Queda

Causada por fatores genéticos ou emocionais, a queda derruba o fio inteiro, pela raiz, e deve ser tratada por um dermatologista. Dificilmente um alisamento, mesmo que malfeito, por exemplo, poderia causar esse problema.

Normalmente, ela se dá quando o organismo apresenta hormônios masculinos em excesso - ou está com falta de hormônios femininos. Ainda assim, há uma grande chance de você sofrer de alopécia androgenética (nome dado àQUEDA DE CABELO ligada a questões hormonais) mesmo com níveis normais de testosterona e estrógeno. "É o caso mais comum: mesmo sendo pequena, a quantidade de hormônio masculino atua tão intensamente no couro que faz com que os fios caiam", explica Marcelo Bellini.

Situações de stress também deixam seu pente cabeludo, porque liberam cortisol na corrente sanguínea, hormônio que suprime o sistema imune. Também se enquadra nesse caso de queda o desequilíbrio nos hormônios TSH e T4, regulados pela tireoide. Se você sofre com ela, não demore a procurar um especialista.

Quebra

Ela sim, pode ser consequência do mau uso de químicas fortes.

A quebra pode ser notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os "toquinhos" dos fios. Nesse caso, a solução é corrigir o que causou o problema (suspender o uso de química, usar xampu antiquebra, consumir menos frituras e ingerir mais alimentos naturais). Se você cuidar bem da saúde, o fio voltará a crescer naturalmente.
Espero que eu tenha ajudado vocês meus divos e divas <3

Hidratação com adoçante


Hidratação com adoçante

Olá meninos e meninas hoje trouxe uma hidratação muito boa para os cabelos
ela consiste em hidratar nossas madeixas com nada mais nada menos que adoçante
já que o nosso querido açucar também usado nas hidratações afina bastante os fios.



Vamos a receitinha que é super fácil de se fazer vem comigo!!!

Precisaremos de: 1 adoçante de sua preferencia, 2 uma colher de plastico, três óleo de coco..soja..rícino de sua preferencia e por ultimo uma mascara hidratante também de sua preferencia.

O modo de fazer é bem simples, misture 1 colher cheia de adoçante junto a mascara mais a mascara que você escolheu, misture bem e passe nos cabelos deixando agir por 20 minutos, enxague e finalize com creme de pentear ou óleos finalizadores.

Faça duas vezes na semana meus divos e divas e o cabelo de vocês vai agradecer. 

abaixo teremos a foto do meu cabelo e como ficou pós hidratação.


Hene – Tudo sobre este alisamento polêmico!


Hene – Tudo sobre este alisamento polêmico!


Lá nos anos 90, quando não se falava ainda em escova progressiva ou alisamento japones, o método que mais fazia sucesso era o alisamento com Henê. O produto, conhecido por tingir os fios de preto azulado é um dos alisamentos progressivos mais antigos no mercado brasileiro. O produto é comercializado no Brasil há mais de 50 anos e com a autorização, ao contrário do que muita gente pensa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulador de todos os produtos de uso corporal (alimentos e produtos de beleza).Tipos de Hene
Há diversos tipos e marcas, como o Henê indiano, de pelúcia, Rená, da Amazônia, etc. Falaremos com mais detalhes deles em posts próprios.
Hoje responderemos as principais dúvidas de quem pensa em fazer este alisamento… Vamos lá?

O que é Henê? Qual sua composição?

O henê é um produto para alisar cabelos três em um: ele alise, tinge e hidrata os cabelos em cada aplicação. Seria também um alisamento progressivo, pois a cada aplicação os cabelos ficam mais lisos. Ficou popular pelo baixo preço e por ser vendido até mesmo nos supermercados. A popularidade do produto tem um motivo: alisamentos definitivos eram um sonho muito distante no mundo todo, não apenas no Brasil. Todo mundo viva mesmo de ‘touquinha’ ou escovação semanal para se desfazer dos cachos.
O produto é composto basicamente de pirogalol, um fenol.

Henê dá câncer? Faz mal? Tem chumbo?

Contrariando diversos mitos, uma especialista da Universidade do Rio de Janeiro realizou um estudo há alguns anos informando que o produto não causa qualquer dano à saúde humana. Ou seja: pode ser usado por qualquer um sem problemas. O problema é apenas com os cabelos.
Segundo as crenças populares, ele poderia causar câncer, o que não é verdade. Ele nem mesmo tem chumbo, conhecido em algumas tinturas por causar problemas ao fígado a longo prazo.

Hene alisa mesmo? Como age no cabelo?

henê alisa de verdade e age na parte externa do fio capilar, criando uma proteção e fazendo os cabelos se moldarem para perder os cachos. Fios crespos e com cachos acabavam se tornando lisos pela ação da química. Até hoje, não existe um produto que alise de forma efetiva sem precisar moldar os fios com escovação e chapinha, a não ser o Hene!
Contudo, seus efeitos não são imediatos. Em geral, é preciso esperar a quarta aplicação para o produto começar a alisar de fato. Em uso prolongado, o henê faz o cabelo crescer mais rápido também, estimulados pela hidratação e pelo próprio peso dos fios lisos, que também força o crescimento.

Hene antes e depois

Resultados HeneUma das vantagens do hene é o brilho intenso que o produto proporciona aos fios pretos, pois ele tinge os cabelos de preto azulado, gerando um resultado bem bacana para cabelos sem vida e com manchas.
Os fios vão ficando cada vez mais lisos e com crescimento acelerado. Alguns ainda ficam realmente nutridos, pois fabricantes estão acrescentando queratina e mais nutrientes especiais para dar força e brilho aos cabelos.


Existe Hene de outras cores fora o preto? E incolor?

O Henê original não apenas alisa, mas também tinge. Todavia, há um no mercado que, em tese, serve apenas para alisar, o hene incolor, cujo propósito é hidratar e alisar sem tingir. Há também linhas de tons de castanho.
Contudo, tanto o incolor quanto o castanho só não deixam o cabelo preto na primeira aplicação. Quanto mais você aplicar, mais pretos os fios vão ficar, pois não há como desvincular a tintura preta do alisamento em si.
Hene incolor e Hene castanhoLogo, no fim das contas dá na mesma. Podemos afirmar que o hene castanho e o incolor servem apenas para quem quer fazer poucas aplicações (o que é difícil, haja vista que este alisamento torna-se vicioso) ou para quem não quer se jogar no preto bruscamente, ou seja, para quem tem cabelo claro e quer que a mudança ocorra aos poucos, para ir se acostumando com ela.

Hene – Preço

Hene antes e depoisO produto se tornou popular na década de 90 e há diversas usuárias ainda hoje, justamente porque o henê alisa através de uma aplicação simples e é um alisamento barato! Enquanto uma escovação semanal (método mais usado para ter cabelos lisos) custava em torno de R$ 10, uma bisnaga do produto custava R$ 5 e alisava os cabelos mesmo depois de lavados. Uma revolução alguns anos atrás, não é mesmo?
Hoje, você ainda encontra Hene por este preço (e até mais barato), mas o valor varia conforme a marca, e há diversas no mercado! Portanto, você pode encontrar este alisamento por R$ 3,00 a bisnaga até R$ 30,00, aproximadamente.

Cabelo com Hene – Como fazer?

Separando mecha a mecha, é só passar o produto em casa e depois ir fazendo os retoques nas raízes a medida que o crescimento for acontecendo.
O produto deve ser aplicado diretamente no cabelo e geralmente isso é feito em casa, pois muitas cabeleireiras se recusam a usar este produto polêmico, muitas vezes por desconhecimento do item.
O henê pode vir pronto ou em pó, devendo a mistura ser feita pelo próprio usuário. As bisnagas prontas são famosas pela sua praticidade também.
A aplicação normalmente é mensal, devendo-se esperar no mínimo 15 dias para repetir o processo.

O henê e o corte químico

Um dos principais problemas do produto é ele ser incompatível com qualquer outra química, em especial com a guanidina e o tioglicolato de amônia, presentes em alguns alisantes e tinturas. Então, se a usuária do alisamento hene colocar fizer uso de outro produto químico incompatível, sofrerá um corte químico.
corte químico acontece quando os fios estão fracos demais, por não suportarem alguns tratamentos pesados em salão de beleza ou por terem sido submetidos a químicas incompatíveis. O que acontece quando se usa henê e depois se aplica outros produtos é um corte químico severo: os fios vão quebrar e cair em pedaços enormes, exceto pela parte que não tem mais o produto.
Fotos de Hene - ResultadosO grande medo das usuárias deste alisamento é ter queda de cabelo ou sofrer um corte químico. A boa notícia é que, se você não usar outro produto ativo para alisar ou tingir enquanto estiver com henê no cabelo, não terá problemas. Mas se usar, poderá sofrer sérios danos. Portanto, tenha em mente que a escolha do Henê requer alguns “sacrifícios”, ou melhor: a abstenção do uso de outras químicas.
Para reforçar ainda mais, vamos às perguntas mais comuns:

Posso tingir o cabelo depois de usar Hene?

Pode, mas apenas com tinturas que não contenham amônia e água oxigenada! Todas as outras são incompatíveis com este produto. O mesmo vale para tonalizantes.
Portanto, caso queira colorir seu cabelo, verifique na embalagem se há a indicação de que a tinta é livre destas duas substâncias… Se for, o uso está liberado.
Porém, não garanto que o cabelo ficará bom com qualquer tintura, mesmo que seja compatível. Por exemplo, uma muito usada por mulheres com Henê é a Natucor da Embelleze. Já vi várias usuárias elogiando esta marca, enquanto outras relataram que ela deixou o cabelo hiper ressacado.

Tenho Hene, posso descolorir?

De jeito nenhum! Se nem tintura pode, que dirá descoloração, que é algo extremamente agressivo! É problema na certa.

Posso alisar por cima do Hene?

Não, principalmente se for escova definitiva… passe longe! Por outro lado, hoje em dia algumas progressivas alegam ser compatíveis com esta química. De qualquer modo, pedimos muito cautela: só use se for extremamente necessário e faça o teste de mecha.

Posso hidratar os fios?

Claro… não só pode como deve! Hidratação está liberada. Apesar de usarmos vulgarmente a palavra “tratamento” para nos referirmos a qualquer processo feito no cabelo, tecnicamente, este termo se refere apenas à procedimentos destinados a melhorar a saúde dos fios, ou seja, que não possuem químicas fortes e não agridem os fios. Assim, sendo fiel à técnica, podemos dizer que Hene impede o uso de químicas, não de tratamentos!

Como tirar o Hene do cabelo?

O henê não é uma prisão da qual você jamais possa se livrar se começar a usar. Assim como você faz quando usa qualquer produto para alisar, tingir ou relaxar os cabelos e quer mudar de química, é preciso esperar o produto sair totalmente dos cabelos. O Henê não sai do cabelo, pois fica impregnado nos fios, como uma capa protetora. Por isso, é preciso esperar o cabelo crescer novamente, o que pode ser relativamente rápido para algumas pessoas.

1 – Corte

Logo, o processo para se livrar deste produto é semelhante ao das escovas permanentes. Para tirar o henê dos cabelos é só ir cortando a parte com química a medida que os fios forem crescendo. Não dá para aplicar nada até todos os cabelos serem novos, por isso se recomenda suspender o uso do produto e esperar de 8 a 12 meses para realizar um novo alisamento. A tentativa pode gerar a queda e danos sérios ao visual e saúde dos cabelos.
Algumas progressivas se dizem compatíveis com Henê. Assim, você poderá alisar a parte “virgem” que for nascendo com tais tratamentos, para que o cabelo não fique com dois formatos diferentes. Mas cuidado, apesar do que os fabricantes alegam, sempre faça o teste de mecha antes, para garantir que não haja nenhuma reação indesejável.
Este pode ser um processo muito chato, mas é preciso ter paciência em prol da integridade de seu lindo cabelo!

2 – Desmineralização

Produtos para tirar o hene do cabeloHá também um outro método para tirar o Hene do cabelo: adesmineralização capilar. Contudo, não é algo tão simples assim. Você precisará comprar o kit de desmineralização (o mais conhecido é o da Summit) e fazer de oito a dez aplicações para que o cabelo fique pronto para enfrentar uma química pesada. Estas aplicações são semanais (uma a cada semana)… Ou seja, de qualquer forma vai levar um tempinho para que você possa “brincar” com suas madeixas novamente.
O preço da desmineralização da Summit varia de R$ 180,00 a R$ 220,00.

Hene vale a pena?

Enfim… Será que Hene vale a pena? Olha, na minha sincera opinião, se você tem cabelo crespo, quer um liso a todo custo e gosta da cor escura, vai com tudo!! Você não encontrará alisamento tão satisfatório em progressivas, e as definitivas, por sua vez, vão te sugar um bom dinheiro e também exigirão sacrifícios. Portanto, não vejo motivos para não usar o querido Henezinho, desde que, é claro, você esteja disposta a cuidar bem de suas madeixas.