Cabelos elásticos como identificar ? Tem tratamento ?
CABELO ELÁSTICO: O QUE É?
O cabelo elástico é aquele em que o fio perdeu a elasticidade natural, o que resulta num cabelo fino, frágil e seco, sendo que essas características são mais visíveis quando o cabelo está molhado. Como identificar? Puxe o fio do cabelo e observe se ele volta ou não ao normal. O cabelo saudável volta ao estado normal, já que tem elasticidade pra isso, enquanto o cabelo elástico fica “engrunhado” ou, em muitos casos, se parte.
QUAIS AS CAUSAS?
O cabelo pode ficar elástico por vários motivos, quase todos relacionados com químicas capilares como progressivas, alisamentos, relaxamentos, colorações, descolorações, botox capilar e por aí vai. O excesso de química, bem como a teimosia de fazer algum procedimento quando os fios estão fragilizados são as razões mais comuns pro “emborrachamento” do cabelo.
COMO EVITAR?
O mais básico de tudo é avaliar o estado do cabelo antes de fazer qualquer procedimento químico, e aqui é preciso muito cuidado porque não são poucos os salões que vendem como tratamento o que é, na verdade, progressiva disfarçada
Se o cabelo estiver frágil não deve receber nenhum procedimento químico, porque o risco de emborrachar e/ou partir é enorme. E aqui vai outra dica: progressiva não recupera cabelo, não caiam nessa
COMO TRATAR?
Pra tratar o cabelo elástico você vai precisar de 3 coisas:
1. Parar de fazer química até o cabelo se recuperar: O cabelo está frágil e elástico, e você quer descolorir, fazer progressiva ou algo do tipo? Pode tirar o cavalinho da chuva! Eu sei que a vontade é enorme, mas é preciso fazer uma escolha entre ter ou não cabelo porque, a depender do grau do dano, o cabelo pode ficar destruído, e aí só a tesoura pra resolver!
2. Mudar a rotina de tratamento: A rotina de tratamento de um cabelo elástico é diferente da de um cabelo saudável,e precisa de tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, a ordem de cada um e tudo o que você vai precisar pra recuperar o cabelo. O ideal é não hidratar até que o cabelo normalize, então invista em produtos nutritivos e reconstrutores, principalmente faça umectações com óleos vegetais (azeite extra virgem, óleo de coco, rícino e etc) e cauterização com queratina de 15 em 15 dias.
O “calendário” de tratamento varia muito, e sou da opinião de que regras nesse caso só atrapalham, porque quem vai “dizer” o que precisa é o cabelo, e cada cabelo é uma sentença, então não dá pra generalizar!
3. Paciência: Essa é a parte mais difícil porque nós somos imediatistas, claro, e queremos resultados rápidos, só que quanto maior o dano mais demorada será a recuperação. Claro que usando os produtos certos, na frequência certa e da maneira certa a coisa se torna mais fácil, mas é preciso tempo pra que o cabelo se recupere.
0 comentários:
Postar um comentário